terça-feira, 24 de maio de 2011

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE



Esta na educação a saída para uma sociedade mais justa e desenvolvida, alicerçada em três segmentos: Família, sociedade e escola. A distorção de um desses segmentos acarreta os demais, faz-se necessário um bom convívio sócio familiar acrescido de uma boa escola para que haja a transformação esperada.

Como ter qualidade em educação? Acredito que medidas simples são as melhores soluções. Devemos nos preocupar com ambiente, recursos humanos e materiais. Oferta de transporte escolar com qualidade, espaço físico escolar agradável, salas que comportem a quantidade de alunos prevista com boa iluminação, ventilação, carteiras em número suficiente, mobiliário e estrutura em bom estado de conservação com revisão anual para troca e manutenção. Regulamentação que inclui no máximo 30 alunos por sala de aula (mesmo pensamento de muitos educadores) e alimentação.

Não podemos dispensar biblioteca com um bom acervo de livros, laboratórios de ciências e salas de informática incluídas como projetos perenes e não temporários ou eleitoreiros. A aquisição de novos livros, kits de ciência e computadores com acesso a internet devem ser prioridades quanto aos investimentos e gastos em educação.

Jogos, atividades culturais e práticas esportivas durante os intervalos e nos finais de semana ajudam a tornar a imagem da escola muito mais simpática aos olhos de toda a comunidade e repercutem positivamente até mesmo na produção dos estudantes nas aulas.  Abertura do espaço escolar para cursos de informática,  artesanato, música ou dança é uma alternativa implementada a partir do estado de São Paulo que está sendo copiada nacionalmente e estudada por outros países.

O professor culturalmente discriminado. Precisa esta sempre lendo, estudando e se atualizando, com carga horária máxima de 28 horas semanal em sala de aula. As novas teorias da educação devem ser colocadas a disposição e em discussão para que sejam compreendidas e utilizadas pelos profissionais da educação. Professor tem que saber usar o computador da forma mais efetiva possível.

Cada disciplina específica tem que ter a sua disposição um bom e atualizado acervo de obras para a consulta e preparação de aulas, avaliações e projetos pelos educadores. Cursos voltados para as ciências naturais, as humanidades. A participação dos professores deve ser estimulada e cobrada para que essas melhorias possam realmente aparecer em seu trabalho na sala de aula.

Famílias envolvidas diretamente com as atividades educacionais, dentro e fora da escola. Quando alcançarmos tais condições, a jornada deverá ser ampliada para tempo integral.

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