O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através da resolução n° 64 de 16 de novembro de 2011 vai beneficiar 548 municípios do Programa Territórios da Cidadania com recursos para a compra de veículos escolares do Programa Caminho da Escola. O objetivo é renovar a frota do transporte escolar nessas localidades, como forma de garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.
Em Alagoas foram contempladas as seguintes cidades: Branquinha, Craibas, Inhapi, Jaramataia, Maravilha, Matriz de Camaragibe, Olivença, Palestina, Passo do Camaragibe, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Senador Rui Palmeira e Viçosa.
A distribuição de ônibus escolares pelo programa caminho da escola pode por fim ao famoso pau de arara e levar segurança aos estudantes das pequenas cidades de alagoas.
O transporte estudantil tem sido utilizado como moeda de troca por alguns políticos “pessoas que participam diretamente das campanhas eleitorais são contratados para transportar estudantes como forma de pagamento”. Para isso, o que menos importa é o veiculo utilizado, rotineiramente observa-se crianças dependuradas em caminhonetes e caminhões a caminho da escola, acidentes de menor ou maior gravidade é fato costumeiro assim como o silêncio da sociedade que observa alheia a tudo.
Com um custo médio de aproximadamente R$ 2.500,00 por aluno/ano estas cidades apresentam os piores índices de desenvolvimento educacional do brasil. O que falta dinheiro ou gestão? Diversos estudiosos preocupam-se com ambiente, recursos humanos e materiais. Oferta de transporte escolar com qualidade, espaço físico escolar agradável, salas que comportem a quantidade de alunos prevista em lei, boa iluminação, ventilação, carteiras em número suficiente, mobiliário e estrutura em bom estado de conservação com revisão anual com troca e manutenção. Regulamentação que inclui no máximo 30 alunos por sala de aula (pensamento de muitos educadores) e alimentação “de qualidade”.
Não podemos dispensar biblioteca com um bom acervo de livros, laboratórios de ciências e salas de informática incluídas como projetos perenes e não temporários ou eleitoreiros. A aquisição de novos livros, kits de ciência e computadores com acesso a internet devem ser prioridades quanto aos investimentos e gastos em educação.
Jogos, atividades culturais e práticas esportivas durante os intervalos e nos finais de semana ajudam a tornar a imagem da escola muito mais simpática aos olhos de toda a comunidade e repercutem positivamente até mesmo na produção dos estudantes nas aulas. Abertura do espaço escolar para cursos de informática, artesanato, música ou dança é uma alternativa implementada a partir do estado de São Paulo que está sendo copiada nacionalmente e estudada por outros países.
O professor culturalmente discriminado. Precisa esta sempre lendo, estudando e se atualizando, com carga horária máxima de 28 horas semanal em sala de aula. As novas teorias da educação devem ser colocadas a disposição e em discussão para que sejam compreendidas e utilizadas pelos profissionais da educação. Professor tem que saber usar o computador da forma mais efetiva possível.
Cada disciplina específica tem que ter a sua disposição um bom e atualizado acervo de obras para a consulta e preparação de aulas, avaliações e projetos pelos educadores. Cursos voltados para as ciências naturais, as humanidades. A participação dos professores deve ser estimulada e cobrada para que essas melhorias possam realmente aparecer em seu trabalho na sala de aula. “envolvimento familiar”
Olá Evandro!
ResponderExcluirParabéns pelo seu lindo trabalho em favor do povo!
Que Deus te fortaleça, te ilumine, abençoe e proteja agora e sempre, e a todos que lhes cercam. Para que assim você possa continuar caminhando ao encontro dos seus ideais.
Me orgulho de fazer parte de sua família.
Saúde, paz, amor e felicidades, para voce e família.
Um grande abraço.