quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Evandro Cardoso: Municípios alagoanos receberão mais ônibus do Programa Caminho da Escola | Cada Minuto: O maior portal de notícias de Alagoas e Maceió

Municípios alagoanos receberão mais ônibus do Programa Caminho da Escola |

O Programa Caminho da Escola pode por fim ao famoso pau de arara

ASCOM FNDE

Municípios alagoanos receberão mais ônibus do Programa Caminho da Escola

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), através da resolução n° 64 de 16 de novembro de 2011 vai beneficiar 548 municípios do Programa Territórios da Cidadania com recursos para a compra de veículos escolares do Programa Caminho da Escola. O objetivo é renovar a frota do transporte escolar nessas localidades, como forma de garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.


Em Alagoas foram contempladas as seguintes cidades: Branquinha, Craibas, Inhapi, Jaramataia, Maravilha, Matriz de Camaragibe, Olivença, Palestina, Passo do Camaragibe, Piranhas, Poço das Trincheiras, São José da Tapera, São Luiz do Quitunde, São Miguel dos Milagres, Senador Rui Palmeira e Viçosa.


A distribuição de ônibus escolares pelo programa caminho da escola pode por fim ao famoso pau de arara e levar segurança aos estudantes das pequenas cidades de alagoas.
O transporte estudantil tem sido utilizado como moeda de troca por alguns políticos “pessoas que participam diretamente das campanhas eleitorais são contratados para transportar estudantes como forma de pagamento”. Para isso, o que menos importa é o veiculo utilizado, rotineiramente observa-se crianças dependuradas em caminhonetes e caminhões a caminho da escola, acidentes de menor ou maior gravidade é fato costumeiro assim como o silêncio da sociedade que observa alheia a tudo.


Com um custo médio de aproximadamente R$ 2.500,00 por aluno/ano estas cidades apresentam os piores índices de desenvolvimento educacional do brasil. O que falta dinheiro ou gestão? Diversos estudiosos preocupam-se com ambiente, recursos humanos e materiais. Oferta de transporte escolar com qualidade, espaço físico escolar agradável, salas que comportem a quantidade de alunos prevista em lei, boa iluminação, ventilação, carteiras em número suficiente, mobiliário e estrutura em bom estado de conservação com revisão anual com troca e manutenção. Regulamentação que inclui no máximo 30 alunos por sala de aula (pensamento de muitos educadores) e alimentação “de qualidade”.

Não podemos dispensar biblioteca com um bom acervo de livros, laboratórios de ciências e salas de informática incluídas como projetos perenes e não temporários ou eleitoreiros. A aquisição de novos livros, kits de ciência e computadores com acesso a internet devem ser prioridades quanto aos investimentos e gastos em educação.

Jogos, atividades culturais e práticas esportivas durante os intervalos e nos finais de semana ajudam a tornar a imagem da escola muito mais simpática aos olhos de toda a comunidade e repercutem positivamente até mesmo na produção dos estudantes nas aulas. Abertura do espaço escolar para cursos de informática, artesanato, música ou dança é uma alternativa implementada a partir do estado de São Paulo que está sendo copiada nacionalmente e estudada por outros países.

O professor culturalmente discriminado. Precisa esta sempre lendo, estudando e se atualizando, com carga horária máxima de 28 horas semanal em sala de aula. As novas teorias da educação devem ser colocadas a disposição e em discussão para que sejam compreendidas e utilizadas pelos profissionais da educação. Professor tem que saber usar o computador da forma mais efetiva possível.

Cada disciplina específica tem que ter a sua disposição um bom e atualizado acervo de obras para a consulta e preparação de aulas, avaliações e projetos pelos educadores. Cursos voltados para as ciências naturais, as humanidades. A participação dos professores deve ser estimulada e cobrada para que essas melhorias possam realmente aparecer em seu trabalho na sala de aula. “envolvimento familiar”

Um comentário:

  1. Olá Evandro!
    Parabéns pelo seu lindo trabalho em favor do povo!
    Que Deus te fortaleça, te ilumine, abençoe e proteja agora e sempre, e a todos que lhes cercam. Para que assim você possa continuar caminhando ao encontro dos seus ideais.
    Me orgulho de fazer parte de sua família.
    Saúde, paz, amor e felicidades, para voce e família.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir